quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

No próximo domingo(13/12/2009), acontecerá a última edição de 2009 do Arte na Praça, em Uberlândia. Para quem não é da cidade, Arte na Praça (ANP) é um
projeto realizado mensalmente, na praça Sérgio Pacheco, pela Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Reitoria de Culturas/PROEX, Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia e SESC Minas Gerais.
Segundo informações não muito precisas, nessa próxima edição, haverá apresentação das bandas: Los Porongas(AC), A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia(PR), Dissidentes(MG)e Dom Capaz(MG).

Los Porongas, uma banda já conceituada dentro do universo independente brasileiro, representando do estado do Acre, possui uma formação instrumental básica (baixo, bateria e guitarra) a banda faz a sua leitura do rock, unindo o som a letras que retratam o cotidiano amazônico (urbano e florestal) e o imaginário, forjando assim, uma linguagem própria que transcende os limites do regionalismo. Os Los Porongas ficaram conhecidos no circuito Acre-Rondônia pela sonoridade difícil de rotular, pelo zelo com a construção poética das músicas e pela preocupação em fortalecer a cena musical urbana da região.(Site da banda)

Em época de patrulha em nome do politicamente correto, é uma surpresa encontrar bandas como A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia. Este quinteto de Maringá preza pelo rock simples e barulhento, com letras rápidas e divertidas, cheias de um humor sem medo de retaliações, aquele mesmo que foi quase banido em meados da década de 90. O espírito festivo fez o grupo ganhar destaque nacional em festivais e programas de tevê. Neste segundo álbum, houve melhoras na parte instrumental. (Folha de Londrina)

Banda de Punk Rock / Hardcore com um som simples e letras diretas, assim pode ser definido o estilo da banda Dissidentes, Formada em 2002, já passaram por diversas formações, porém sempre mantiveram o estilo de som que é marca característica dessa banda, principalmente influenciada por bandas de hardcore dos anos 80, como Dead Kennedys, Circle Jerks, Black Flag e nacionais como Replicantes e Ratos de Porao Eles já estão com três trabalhos gravados. (MySpace da banda)

Dos experimentalismos sonoros de Lucas Paiva, surge, no ano de 2005, em Uberlândia (MG), o “Dom Capaz”, com a ousada proposta de mesclar o rock ao samba e às mais variadas expressões da Música Popular Brasileira. O quarteto composto por Bruno Vieira (guitarra), João Vítor Guerra (bateria), Lucas Paiva (voz e guitarra) e Rafa Rayz (baixo) evidencia uma formação calcada no rock ‘n’ roll. No entanto, com a introdução bem generosa de instrumentos como teclado, percussões, escaleta e violino às composições, a banda admite referências musicais mais amplas e dá vazão à criatividade, para, a partir daí, aliar melodias originais à poesia de suas letras, resultando numa autêntica soma de sons e elementos que compõem a identidade do “Dom Capaz”.(MySpace da banda)

Não possuo propriedade para opinar sobre os estilos musicais e performáticos das bandas, mas de qualquer forma, vale a pena conferir. Dentre as quatro bandas citadas, conheço bem Los Porongas e um pouco de dissidentes, já que freqüentemente, a segunda faz shows em Uberlândia.
Acredito que valha a pena fazer uma visitinha na Praça Sergio Pacheco dia 13, pois Los Porongas é uma banda que vale a pena ser vista, pela complexidade das letras e pela boa performance da banda no palco, além disso, é sempre bom prestigiar artistas que vieram de tão longe, como do Acre, se apresentar em Uberlândia.
Dissidentes têm um estilo todo militante, que agrada bom número de pessoas na cidade, e pelo mesmo motivo desagrada.

Em relação às outras duas, A Sexta Geração e Dom Capaz, a primeira tem uma visibilidade positiva na mídia local paranaense, além disso, seria interessante assistir um show irreverente, de uma banda que opta por músicas de tom mais irreverentes e soltas.

Já Dom Capaz já tem seu publico formado na cidade, um bom numero de pessoas já acompanha a banda, apesar de algumas críticas.

De qualquer forma, gostando ou não, das bandas que irão se apresentar, o ANP é um evento convidativo, por sua própria localização, entrada franca, e publico diversificado, que torna as edições sempre muito agradáveis. Além disso, o ANP é uma conquista, tanto da UFU, como de todo o publico uberlandense, desta forma, o esforço de seus organizadores deve ser reconhecido e prestigiado.

Então, vamos para o Arte!


Post por Carolina Cadima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOTIVE UMA VulvAtomica, COMENTE!!!